Quando se pensa em sensibilidade, em amor, em carinho, apenas um signo nos vem à cabeça. Sim, o quarto nativo do zodíaco é repleto de qualidades e, normalmente, não há quem não goste dele. Porém, não se engane, nem só de fofuras se faz uma pessoa. Vamos lembrar que o opositor de Câncer é Capricórnio, o que significa que existe ali uma face muito forte, com certas amarras, e, às vezes, medo de se mostrar.
Como já citado em alguns textos desta série “Alinhando as Expectativas com cada um dos 12 nativos”, um signo não existe sem o seu opositor. Por isso, o segredo para evoluirmos é conseguirmos transitar entre personalidades tão distintas e complementares. Neste caso, temos o signo que nos traz a consciência do lar, da família, do amor maternal, da nossa criança. Do outro, o nativo que fala das nossas estruturas, da maneira como vamos para o mundo, como pegamos a nossa malinha e nos jogamos na tal maturidade.
É muito comum vermos pessoas de Câncer que não conseguem expressar suas emoções, que reprimem as suas Águas. Essas pessoas estão simplesmente negando o que são? Na verdade, a questão vai bem além disso. Se você nasceu sob este Sol, você veio aprender a ser uma pessoa do signo de Câncer, aprender a lidar com os seus sentimentos, aprender a se estruturar sem perder a docilidade. E vamos combinar? Esta não é uma tarefa fácil.
Por isso, é muito comum vermos cancerianos que se mostram duros, que tem vergonha de chorar na frente dos outros, que andam em círculos sem conseguir se expressar e, ao mesmo tempo, sem sair do seu ninho. O segredo aqui é aprender a se nutrir. Melhor do que fugir das suas emoções, é aprender a usá-las a seu favor. Melhor do que simplesmente amar, é aprender a amar e a ser amado. Melhor do que trabalhar sem parar, é encontrar um equilíbrio entre a sua profissão e os prazeres de seu lar.
Unir a Água em seu estado líquido à Terra densa e um pouco ressecada de Capricórnio, exige esforço e maturidade. Regido pela Lua, o quarto signo do zodíaco é instável, está sempre com as emoções à flor da pele, carrega em si a feminilidade na sua mais pura essência. Por sua vez, regido por Saturno, o décimo signo do zodíaco só quer se estruturar, não sabe e nem quer lidar com seus sentimentos, carrega em si a imagem do Pai severo, do masculino um tanto quanto arcaico.
E se a gente parar para alinhar as expectativas, vai descobrir que essa é uma luta de todos nós. Mais uma vez, a gente tem a chance de olhar para a Astrologia entendendo que ninguém e só um signo, ninguém e só de um jeito e, mais do que isso, que ninguém é imutável. A nossa vida é feita de fases. Em cada uma delas, nos identificamos mais com um ou outro signo. A vida é feita de movimentos, e nós somos pura metamorfose.
Links
Alinhando as expectativas do signo de Capricórnio